Insituto de Tecnologia Anexo

Descubra o seu perfil social

O perfil social de um indivíduo pode influenciar significativamente seu desempenho em diversas áreas da vida, como no trabalho, na escola, em atividades sociais e até mesmo na saúde mental e física. Por exemplo, uma pessoa com um perfil social que valoriza a colaboração e a comunicação pode ter um desempenho melhor em trabalhos em equipe e projetos que envolvam interação social. Por outro lado, uma pessoa com um perfil social mais introvertido pode preferir trabalhar sozinha e ter um desempenho melhor em tarefas que exigem mais concentração individual.

Descubra o seu perfil social

O perfil social de um indivíduo pode influenciar significativamente seu desempenho em diversas áreas da vida, como no trabalho, na escola, em atividades sociais e até mesmo na saúde mental e física. Por exemplo, uma pessoa com um perfil social que valoriza a colaboração e a comunicação pode ter um desempenho melhor em trabalhos em equipe e projetos que envolvam interação social. Por outro lado, uma pessoa com um perfil social mais introvertido pode preferir trabalhar sozinha e ter um desempenho melhor em tarefas que exigem mais concentração individual.

1 - Ana, uma atleta do futebol, vinha se desenvolvendo e tendo um desempenho excepcional, com isso, recebeu uma proposta para estar mostrando suas habilidades em um campeonato importante. Porém, próximo ao campeonato ela sofreu uma lesão e precisa se recuperar a tempo de participar da competição. Ela deveria:

Procurar ajuda médica especializada e seguir rigorosamente o plano de reabilitação prescrito, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios em sua rotina diária.
Aceitar a lesão e desistir da competição, reconhecendo que sua saúde é mais importante do que sua ambição, entendendo que haverá outras oportunidades.
Buscar outras formas de treinamento que possam ajudá-lo a manter a forma física e preparar-se para a competição sem agravar a lesão.
Trabalhar em sua mentalidade, mantendo-se motivado e focado em seu objetivo, mesmo diante das dificuldades impostas pela lesão.
Reavaliar suas prioridades e decidir se vale a pena correr o risco de agravar a lesão em busca de um objetivo de curto prazo, ou se é melhor adiar a competição para garantir sua saúde a longo prazo.

2 - Nilson abriu uma loja de roupas no Instagram e com o desenvolvimento razoável do negócio está em buscar de expandi-la e atrair mais clientes, e até possíveis investidores, com isso, ele deveria:

Definir metas claras e alcançáveis e criar um plano de ação para atingi-las
Manter-se informado sobre as últimas tendências do mercado e buscar constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Estabelecer uma rotina de trabalho eficiente e produtiva, definindo prazos realistas para suas tarefas e cumprindo-os rigorosamente.
Encontrar formas de se manter motivado, como celebrar pequenas conquistas ou fazer pausas regulares para descansar e recarregar as energias.
Buscar feedbacks de seus clientes atuais e trabalhar em cima das sugestões para melhorar seus serviços e se destacar no mercado.

3 - Formado a 12 anos, o médico Everton vem enfrentando problemas em seu ramo, onde a alguns meses está tendo dificuldade em fazer seu trabalho com perfeição, está atuando de forma desleixada na visão de colaboradores do local, mesmo que, em sua visão não há nada de errado, a fim de melhorar a situação, ele deveria:

Identificar consigo mesmo a origem do problema e tomar medidas para resolvê-lo por conta própria.
Estabelecer limites saudáveis no ambiente de trabalho para melhorar sua produtividade e qualidade de vida.
Entender que a única forma de solucionar é feedback e orientação de colegas de trabalho confiáveis.
Aprender novas habilidades ou aprimorar as habilidades existentes para melhorar a performance no trabalho.
Considerar outras opções de carreira, como freelancing ou empreendedorismo, se a situação não melhorar.

4 - Xavier, sempre foi apaixonado pela matéria de artes, onde sempre teve as melhores notas e dedicou um grande tempo. Em sua última atividade, a professora solicitou que fosse feito uma tela, pintada a tinta óleo, representando como deveria ser um polo industrial de sucesso. Para isso, o aluno decidiu:

Coletar ideias e inspirações de diversas fontes, como livros, filmes, música e arte.
Definir metas claras e alcançáveis para o projeto.
Trabalhar em um ambiente que favoreça a criatividade, como um espaço de trabalho bem iluminado e confortável.
Experimentar e correr riscos, sem ter medo de falhar ou de receber críticas.
Compartilhar o trabalho com outras pessoas, pedindo feedback e sugestões para melhorar o projeto.

5 - Omar irá participar de uma entrevista, para poder fazer parte de uma multinacional no ramo de atividades elétricas industriais. Porém, antes de fazer parte do time será necessário fazer uma entrevista com a área de recursos humanos e de engenharia da empresa. Diante da situação, Omar:

Acreditou em suas habilidades sociais e profissionais e está confiante de que será bem-sucedida nas entrevista, sem se atentar nos detalhes.
Teve alguma confiança em suas habilidades, mas também reconhece que a situação pode ser desafiadora e que pode precisar fazer um esforço extra para se sair bem.
Se sente inseguro e não tem confiança em suas habilidades sociais ou profissionais, o que pode levar à timidez, ansiedade e inibição.
Decide demonstrar autoconfiança, mas na verdade está insegura por dentro. Essa atitude pode deixar a entrevista ruim, mas entende que se demonstrando dessa maneira mostrará esforço e vontade de aprender.
Explica para o gestor da área seu nervosismo e dificuldades, admitindo estar se sentindo tenso com a situação por ser uma vaga de extrema importância para a sua carreira.

6 - Elen busca aprender a tocar violão, pois, desde de pequena é um instrumento que sempre admirou e teve vontade de se desenvolver. Porém, mesmo com meses de prática e ajuda dos professores seu rendimento não é conforme o esperado. Com isso, ela precisa tomar uma decisão:

Tem uma forte motivação para aprender, e está disposta a trabalhar duro e enfrentar desafios até alcançar o objetivo, mesmo que isso demore anos e se torne desgastante.
Reconhece que pode haver obstáculos e desafios ao longo do caminho. E está disposta a enfrentar esses desafios, mas pode precisar de um pouco mais de tempo ou esforço para alcançar o objetivo.
Ficou desencorajada com seu desempenho e acredita que a melhor maneira seja buscar um outro instrumento, como bateria e teclado que também são do seu gosto.
Compreendeu que pode estar presa em uma abordagem, mesmo quando isso não está funcionando. E percebe que essa atitude poderia ser resolvida com a troca do seu tutor.
Percebeu que não há necessidade de focar em algo que não estará dando alegria, apenas a incomodando e deixando mais ansiosa. Sendo que desenhando tem um ótimo desempenho e te alegra.

7 - Naiara acabou de chegar em seu novo emprego, está um pouco em dúvida de como se comportar, como conversar, como agir, o que perguntar diante daquelas novas pessoas. Com isso, percebeu que a melhor forma de ter um bom desempenho seria:

Entrar em grupos de pessoas diferentes, sem se importar com o julgamento ou com o que eles irão pensar dessa atitude.
Buscar momentos oportunos para que consiga relacionar um assunto de seu interesse com o que está sendo conversado entre os colegas de trabalho.
Pede para que um dos funcionários a apresente ela aos outros, a fim de se relacionar e entender como agir naquele ambiente.
Decide ter suas atitudes de forma natural e espontânea, sem o interesse nos que os outros vão pensar dela.
Observa todos, a fim de compreender como as pessoas importantes da empresa agem, para que assim, consiga ter um cargo alto e almejável conforme o deles.

8 - Heitor, se mudou para São Paulo capital recentemente, crescido em uma cidade de interior não está acostumado com o trânsito da cidade grande, e está passando por um congestionamento de carro a 4 horas, logo após um longo dia de trabalho. Nessa situação Heitor percebe que:

É melhor lidar com a espera com calma e tranquilidade, sem ficar frustrado ou irritado.
Reconhece que pode ficar frustrada ou irritada em certas situações, entre elas o transito caótico que está encontrando na nova cidade.
Não vê outra solução a não ser solicitar que um mototáxi, graças a agilidade da moto, o leve até sua casa, pois teve um dia cansativo,e assim, no outro dia buscaria o carro.
Percebe que os guardas de transito estão ociosos e sem o interesse verdadeiro de ajudar a descongestionar o transito, na sua visão, precisando ir até eles para tirar satisfações.
Sem ter a real certeza das atividades que os guardas estão fazendo, prefere ficar no carro e aguardar.

9 - Roberto foi convidado para uma festa de um dos seus amigos, chegando no local reparou que havia muitas pessoas e acabou ficando um pouco acuado ao ver tanta gente. É compreensível que ele:

Seja naturalmente extrovertido e se sinta à vontade ao conhecer novas pessoas.
Mesmo que conhecer novas pessoas seja algo ruim para ele, deve buscar se esforçar para se conectar com os outros.
Entende que deve se sentir bem e tentar se conectar com os outros, mesmo que por causa da timidez ou por não se sentir interessado em conhecer novas pessoas não o faça.
É melhor fazer uma conexão rápida com outras pessoas, mas sem investir tempo ou esforço para cultivar relacionamentos mais profundos.
Se sentindo desconfortável com o ambiente, deve deixar claro ao seu amigo para depois marcarem algo mais reservado.

10 - Gabriel está super focado em seus estudos, a fim de conseguir uma bolsa em uma universidade federal. No mesmo período, percebe que seu amigo nos últimos dias está um pouco cabisbaixo, sem vontade de estudar e sair para se divertir com os amigos, com o foco em seu sonho, Gabriel optou por:

Largar seu sonho de entrar em uma faculdade federal, e buscar a todo custo formas de ajudar seu amigo nesse momento difícil.
Buscar formas de conciliar seus estudos com o problema de seu amigo.
Recomendar que o amigo procure um profissional da área psicológica, que poderá ajuda-lo a sair dessa situação.
A prioridade é seu sonho, e entende que seu amigo possui outras pessoas, que poderão estar auxiliando ele.
Ignora o fato dele estar triste, e não se distrai com outras ações para não perder o foco nos estudos.

11 - Foi designado a Igor o preparo de um relatório, o qual será apresentado para os investidores da empresa, esses dados vão transparecer a imagem da empresa para todos. Porém, ele está com muitas atividades que devem ser realizadas o quanto antes, decidindo:

Revisa o relatório várias vezes, verificando cada detalhe para garantir que todos os números e informações estejam corretos. As outras demandas serão problemas resolvíveis no futuro.
Faz uma revisão minuciosa do relatório e verifica se as informações apresentadas são precisas. E parte com pouco tempo às outras tarefas.
Você faz uma revisão cuidadosa do relatório, certificando-se de que as informações estão corretas, mas não dedica tanto tempo, por ver a necessidade de outras demandas.
Você faz uma revisão rápida do relatório, mas pode não verificar todos os detalhes minuciosamente.
Você prepara o relatório rapidamente e não revisa os detalhes, pois gastando muito tempo com esse relatório iria ser cobrado por não entregar as demandas.

12 - Andressa está finalizando seu TCC, se dedicando dia e noite à finalização da sua faculdade. Uma colega de turma está apresentando estar desmotivada e deprimida com essa parte final do curso, mas sem certeza, repensa se deve incomodar a aluna com isso. Por conta do estresse diário com TCC, Andressa:

Decide prestar muita atenção a sua colega e percebe que ela está se sentindo desconfortável. Se aproxima dela com empatia, oferecendo ajuda ou conversando para entender o que está acontecendo e tentando encontrar uma solução juntas.
Percebe que sua amiga parece desconfortável e tenta se aproximar dela para perguntar como está e oferecer ajuda.
Imagina que sua amiga não parece tão animada quanto os outros alunos, mas pode não estar tão certa do motivo ou não querer interferir muito.
Entende que sua amiga não parece tão animada quanto os outros alunos, mas pode simplesmente ignorar a situação e continuar fazendo o TCC.
Não há motivos para incomodar alguém com achismos, isso poderá gerar uma situação constrangedora, além de atrapalhar suas atividades.

No ambiente profissional e pessoal, habilidades como determinação, automotivação, independência, entusiasmo e autoconfiança são essenciais para alcançar objetivos e lidar com desafios. A persistência, exatidão e perceptividade são importantes para alcançar resultados consistentes e evitar erros. A sociabilidade, paciência e consideração são fundamentais para manter relacionamentos saudáveis e produtivos e para criar conexões significativas com as pessoas. A conexão com os outros e a empatia são importantes para promover uma cultura colaborativa e inclusiva no ambiente profissional e pessoal.